Apresentação da empresa

A Servigeo Geologia e Geofísica Ltda - ME é uma empresa de consultoria e prestação de serviços geológicos e geofísicos formado por dois geólogos e um geofísico todos com mais de 40 anos de experiência profissional em grandes empresas brasileiras de mineração, entre as quais a Vale.

A empresa opera desde 2006 no mercado brasileiro de consultoria mineral, e hoje conta com os geólogos Jorge Padilha e Gilvan Brunetti e o geofísico Florivaldo Sena.

A Servigeo requereu para particulares na Agência Nacional de Mineração (ANM), uma área de calcário, a qual possui Alvará de Pesquisa desde 2016. O titular da área em questão, concedeu à Servigeo a autorização para negociação e intermediação desta área, que está situada no estado de Goiás.

Localização Geográfica

A área com Alvará de Pesquisa , situa-se a cerca de 300 Km de Brasília, capital do Brasil, com acesso por estrada asfaltada federal, BR-020, nos limites do Distrito Federal, Goiás e Bahia nos municípios de Posse e Simolândia – GO. A localização pode ser vista no mapa abaixo:

Geologia

A área requerida situa-se quase que totalmente inserida na unidade das rochas pelíticas-carbonatadas da Formação Lagoa do Jacaré do Grupo Bambuí do Proterozóico Superior, na borda oeste do Cráton do São Francisco com idade de cerca de 600 milhões de anos, sendo cobertas pela Formação Urucuia do Cretáceo, que ocorre no extremo leste da área, formando a borda do Chapadão do Urucuia.

Os afloramentos de calcário compõem uma serra de aproximadamente 3 Km de comprimento por 1 de largura e um desnível de mais de 100 m, entre o topo da serra e a planície circundante a W, que corresponde à espessura mínima da rocha calcária.

Potencial Econômico

O Calcáreo tem potencial para uso industrial como matéria prima do cimento e também como corretivo de solo na agricultura. Cálculo expedito de recursos geológicos estimam algumas centenas de milhões de toneladas de calcáreo.

A justificativa para a primeira opção seria o relativo baixo número de fábricas de cimento num raio de 1000 Km em torno de Brasília que junto com Goiânia, capital do estado de Goiás constituem um mercado de cerca de 3 milhões de pessoas.

Já para a segunda opção, corretivo de solo, a justificativa seria a proximidade de alguns quilômetros da grande região produtora de soja do Planalto do Urucuia – Barreiras.Foram realizadas 3 (três) análises químicas para óxidos da rocha e constatou-se a especificação deste calcário calcítico própria para fabricação de cimento, embora possa também ser usado com pó calcáreo calcítico para correção da acidez do solo.