Image

Sobre

Os aspectos geológicos-geotécnicos de barragens passaram a ter um destaque maior partir da promulgação da Lei 12.334/2010 que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens de 20 de setembro de 2010, mas , infelizmente, ocorreram uma série de acidentes graves nas últimas décadas, que culminou com o maior acidente ambiental do Brasil, ocorrido em Mariana em 05 de novembro de 2015, com 19 mortes.

Neste contexto,a Servigeo agregou á sua equipe, como consultor associado o Engenheiro Geólogo e Geotécnico Antônio Geraldo da Silva, com grande experiência neste ramo da geologia e o geólogo Jorge Luiz Padilha realizou vários cursos sobre barragens.

A Servigeo presta serviços de estudos de projetos de construção de barragens nos aspectos geológicos-geotécnicos e ambientais, bem como de questões específicas de barragens em funcionamento.

Currículo Resumido do Eng. Geológico e Geotécnico Antônio Geraldo da Silva:

Formação: Engenheiro Geólogo formado em 1973 pela Escola de Minas de Ouro Preto e Curso de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica pelo INBEC – Universidade de São Paulo – 2013 – 2015.

Image

Experiência

Empresa Brasileira de Mineração – Tubarão - Santa Catarina – 1974 – Sondagem Rotativa para Pesquisa de fluorita.
Geosol – 1975 – 1977 – Sondagem Rotativa em minério de ferro, Ouro e Cobre.
Magnesita – Belo Horizonte – 1977 – 1997 – Responsável pela parte operacional de sondagem rotativa e Percussão. Como geotécnico na Mineração Acaba Mundo. Sondagem “ SPT “ e Amostragem de bloco.
Mineração Casa de Pedra – Congonhas – MG – 2000 – 2001 – Mapeamento geológico, sondagem Rotativa.
Mineração Morro Velho – Nova Lima Sondagem Rotativa Vale – Janeiro de 2002 – dezembro de 2002 – Sondagem rotativa.
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – Prestação de seviços em Áreas de riscos geológicos, Estabilidade de talude, Contenção de Encosta e Hidro-semeadura protegendo o ambiente e revestimento com gramíneas e tela geossintética. Acompanhamento de solo grampeado e Cortina atirantada Período 2003 – 2016 na Regional Oeste de BH.
Consultoria como Geotécnico autônomo: Barragens de Terra, Análise de Estabilidade de Talude na sua recomposição, sistemas de drenagens tanto superficiais como horizontais. Instrumentação como: Inclinômetro, Piezômetro e Ensaios laboratoriais. Preparação de Laudos Geológicos e Geotécnicos no meio ambiente para a Construção Civil.

Cursos, seminários, palestras e práticas voluntárias de barragens realizados pelo Geólogo Jorge Luiz Padilha:

Curso Sobre Controle de Fluxo em Barragens e suas Fundações- Prof. Dr. Paulo Teixeira da Cruz que constou dos seguintes assuntos: Fluxos de Água em Meios Contínuos e Descontínuos , Critérios de Filtragem, Redes de Fluxo, pressões, sub-pressões , Fluxos de através de barragens e suas fundações, Sistemas de vedação de controle de fluxos, Instrumentação e Casos históricos. Professores convidados: Engenheiros Geotécnicos: Bayard Materón, Guy Bordeaux, Regina Moretti, Eraldo Pastore, Manoel Freitas, Ricardo Abrahão e Issamo Komesu. Duração 80 h no mêses de junho e julho de 2015, São Paulo- SP.
• Apresentação de trabalho técnico “O Acidente de Mariana – Aspectos Técnicos e de Segurança no Trabalho “ - XXI Módulo do Projeto Conexões de Saberes sobre o Trabalho – UFMG. – Rompimento da Barragem do Fundão em Mariana: experiência do trabalho, conhecimento científico e participação social na prevenção de acidentes de trabalho ampliados– 8 e 9 de Abril, 2016. Mariana – MG

Plano de Ação de Emergência de Barragens e Auscultação – Profs. Claudinei Cruz, Eng. De Minas e mestre em Geotécnica Aplicada e Luiz Paniago, Geólogo Especialista em Segurança de Barragens, Instituto Minere, 24 horas, 22 a 24 de junho/2016. Belo Horizonte – MG.
Curso de Perícia Ambiental – Prof. Sérgio de Paula Freitas – Perito Judicial – Maxiambiental Treinamentos Ltda.,20 horas ,Outubro de 2016 , Belo Horizonte – MG.
Geofísica Aplicada a Barragens de Terra e Enrocamento – Profs. Geólogo Marco Antônio Cantisano e Geofísico Rodrigo Alves Ortega, Instituto de Negócios Innovate, 16 horas, Outubro de 2017.
Prática voluntária de aprendizado autodidata do Software HEC-FIA – Análise do Impacto de Cheias – Modelamento e Simulação do rompimento de uma barragem real.- Escritório da Servigeo , 2017, Belo Horizonte – MG.

Image

A Servigeo está apta a prestar serviços de estudos de projetos de construção de barragens nos aspectos geológicos-geotécnicos e ambientais, bem como de questões específicas de barragens em funcionamento.